
Vale a pena usar flores artificiais no casamento?
Você está planejando a decoração do seu casamento e se pegou pensando: será que flores artificiais são uma boa ideia? Vai ficar bonito? Vai parecer falso? O que as decoradoras indicam?
Se essa dúvida chegou até você, esse artigo vai te orientar com clareza, sem julgamento, e com base na experiência real de quem vive o universo da decoração.
Ao final desta leitura visite também outros artigos do blog sobre decoração de Mini Wedding
O que são flores artificiais de qualidade?
Muitas vezes quando pensamos em flores artificiais a imagem que surge em nossa memória são de flores grosseiras, com cores que em nada se assemelham com a natureza e uma textura que evidência o toque do plástico.
E sim, este tipo de flor ainda existe, mas nem toda flor artificial é igual. Hoje, o mercado oferece opções de alta qualidade que vão muito além do plástico brilhante:
- Real Touch: imita o toque e a textura da flor natural.
E aqui eu digo por mim, Grazziele Cristine, tem vezes que eu até cheiro a flor para ver se ela realmente é artificial, ou como se diz hoje, flores permanentes.
- Flores em seda, silicone ou linho europeu
- Flores secas e preservadas combinadas com artificiais
Esses materiais, quando bem escolhidos e bem posicionados, podem oferecer uma solução visualmente elegante e duradoura.
Neste site você pode conhecer flores artificiais que parecem reais, Arte Fiori.

As vantagens das flores artificiais na decoração de casamento
- Custo-benefício: as flores artificiais quando comparada simplesmente pelo valor de flor a flor ela é mais cara, mas ao comparar pelo tempo de vida das flores, o custo benefício é maior.
- Durabilidade: não morrem, não murcham nem sofrem com calor.
- Logística facilitada: os arranjos com flores artificiais são mais leves, não usam terra e nem precisam de água ou espumas florais hidratadas, perfeitas para cerimônias em destinos e lugares remotos ou de difícil acesso.
- Menos desperdício: podem ser reutilizadas depois quando não há interferência na sua estrutura (corte ou desencapamento dos arames da haste das flores) para montagem do arranjo.
- Liberdade de design: mesmo flores “fora da época” podem ser usadas

Os Riscos e Desvantagens
- Visual artificial: muitos modelos de flores artificiais ainda apresentam a característica artificiais quanto ao formato e cores.
- Brilho excessivo em fotos com flash: ainda alguns materiais fogem da qualidade atual e deixam um brilho falso na composição.
- Falta de perfume natural: às vezes a falta de perfume ou até mesmo o cheiro de plástico das flores artificiais compromete a elaboração dos arranjos.
- Podem comprometer a sensação de autenticidade :em alguns tipos de decorações como o estilo botânico em que a natureza é o centro da decoração as flores artificiais não tem espaço.
O segredo é sempre: escolha com critério e não tente “enganar” o olhar com flores de baixa qualidade

Quando vale a pena usar flores artificiais?
- Casamentos ao ar livre em que a temperatura é muito quente, principalmente próximo às 14 horas ou com ventos muito fortes ou com muita frequência.
- Casamentos que precisam de muitos dias de antecedência para ser montados ou com logística de difícil acesso.
- Em arranjos aéreos que estão distantes do toque e olhar das pessoas.
- Espaços de festa que queiram proporcionar aos noivos economia com a arte floral
Misturar flores naturais e artificiais funciona?
Sim! Cada vez mais decoradores usam a técnica do mix inteligente:
“O segredo é o olhar artístico. É manter as flores artificiais em arranjos que fiquem longe dos convidados, no alto, longe do toque com uma composição bem natural com movimento e textura.
Essa mistura permite equilibrar beleza e sustentabilidade.
E as flores naturais reservadas para os arranjos que estão próximos do público, locais em que podem ser tocados e até sentindo os perfumes das flores – diz Grazziele Cristine, decoradora de mini weddings especializada no estilo botânico, ressalva que alguns estilos como o Botânico, as flores artificiais não são uma possibilidade.

Como usar flores artificiais com elegância
- Priorize tons mais próximos dos verdadeiros.
- Evite brilho e cores fluorescentes
- Use em locais altos ou distantes do toque
- Aposte em composições orgânicas, não simétricas
- Atenção aos acabamentos, linhas soltas, flores amassadas, hastes desencapadas e flores faltantes.

Tendências internacionais
“Cenográficos, românticos, luxuosos… escolher flores artificiais de alta qualidade é uma solução ecológica que elimina o desperdício, permite o reuso e não está sujeita à sazonalidade.” diz o blog italiano quando se refere a ideias sustentáveis para profissionais do setor de casamento
“Scenografici, romantici, lussuosi… scegliere fiori artificiali di alta qualità è una soluzione eco‑friendly che elimina gli sprechi … consente il riutilizzo … non sono soggetti a stagionalità.”
Confira a matéria completa aqui : https://www.luccaindiretta.it/in-azienda/2024/09/26/matrimonio-sostenibile-idee-e-consigli-pratici-per-professionisti/427033/?
Conclusão: usar ou não usar flores artificiais ?
Não existe uma resposta certa. O importante é fazer uma escolha intencional e consciente.
Com bom gosto e orientação, flores artificiais podem sim criar um casamento inesquecível, afetivo e cheio de beleza quando bem posicionadas.
Quando a essência da noiva está alinhada com o conceito da festa, a decoração, seja ela com flores naturais ou flores artificiais, representará exatamente o sonho da noiva.
É isso que a Consultoria Wedding Design através do método ECOA promove, um casamento dos sonhos totalmente alinhado com os valores dos noivos.
Visite a página Consultoria Wedding Design e agenda a sua sessão ECOA.
